sexta-feira, agosto 13, 2004

 

Desemprego

"Segundo o relatório do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), as profissões onde se regista um maior número de desempregados são aquelas em que é exigida habilitação superior para o seu desempenho. Apesar do desemprego qualificado estar a aumentar de ano para ano, o maior problema do desemprego é também o contrário.

Em Portugal, mais de 26 mil desempregados não sabem ler nem escrever. São cidadãos inscritos nos centros de emprego, mas que não possuem qualquer habilitação. A maioria está no desemprego há mais de dois anos e reside no Alentejo. Até hoje, os desempregados de longa duração são um problema que nenhuma política conseguiu desenvolver.

(...)Também aqui o relatório tira conclusões. À medida que a escolaridade aumenta, diminui o tempo de inscrição dos desempregados. Logo, quanto menos estudos tiver, menos hipóteses terá ao inscrever-se num centro de emprego. São os chamados «desempregados de longa duração».

O maior aumento de desempregados, ao nível da escolaridade, deu-se nos adultos entre os 25 e 34 anos, com educação superior. Em 2003 chegam aos 33,4 por cento, mantendo a tendência de aumento já verificada no ano anterior. A maior parte destes desempregados residem nas zonas industrializadas como Lisboa e Vale do Tejo onde os níveis de desemprego com habilitações superiores chegam aos 42, 3 por cento. "

Publicado no PortugalDiário


A vida após canudo não é nada fácil, sem ele pior ainda.

Comments:
Por Alfredo Leal ( 01-08-2004 21:50 )
"O sol brilha para todos e há que consagrar na constituicao europeia este direito caso contrário, há que dizer NAO!
Em Portugal há pessoas que sao funcionários publicos, proprietários de restaurantes, lojas de vários tipos de comércio, só para dar um exemplo. Ora senhores desgovernantes há que despedir estes senhores e senhoras funcionários públicos e colocar os desempregados. Nao há direito destes roubarem o lugar a quem nao tem trabalho exercendo várias actividades.
Outro exemplo, se um médico é funcionário público nao tem o direito de manter um consultório privado.

Povo portugues há que abrir os olhos!

Há uma solucao para acabar com o desemprego: Establecer uma lei que obrigue os empresários a admitir e mantar os trabalhadores consuante o movimento e lucro das empresas. Se há empresas que teem milhoes de lucros ao fim do ano há que admitir pessoal consuante estes rendimentos e o problema fica resolvido. É tao simples."

Publicado no PortugalDiário
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?